domingo, 14 de dezembro de 2014

Clarices por Luciana Bollina



Título: Clarices
Autor: Luciana Bollina
Editora: Philae
Páginas: 142
Nota: 4,5/5

Em Clarices conhecemos Clarice, uma artista plástica que tem a mania de escrever cartas para o seu amor imaginário. Um dia, ela acaba conhecendo Gabriel, um poeta que está recitando suas poesias para pessoas na rua. Curiosa, Clarice acaba comprando o livro do poeta e acaba se encantando tanto com as poesias quanto com Gabriel. Um sentimento nasce entre os dois. Mas um dia, numa livraria, Clarice acaba encontrando Gabriel com outra garota, Virgínia, e ela não gosta nada de ver os dois juntos. Enquanto essa parte da história se desenrola, também conhecemos a família de Clarice, que está passando por momentos complicadas. Ao longo da leitura a jovem artista plástica vai mudando, amadurecendo e se conhecendo com a chegada desse sentimento por Gabriel, o amor, e com os conflitos familiares.

Com uma narrativa em terceira pessoa e com uma linguagem poética que deu um toque especial, Luciana soube escrever muito bem esse romance, conseguindo envolver o leitor nessa trama maravilhosa. Com poucas páginas, mas com uma história encantadora, a leitura foi rápida e fluiu bem. O livro tem uma influência da arte em geral, no seu decorrer somos colocados no mundo do teatro, das pinturas e dos poemas.


O crescimento de Clarice é perceptível no decorrer das páginas, e mesmo que ainda um pouco imatura no começo do livro, ela se mostra uma pessoa forte durante toda a leitura. Já Gabriel é um fofo, trabalha em uma livraria, escreve poemas e peças de teatro, uma pessoa extremamente sensível. Também há outros personagens como a estudante Jéssica e Claudia, que também são importantes nesse processo de amadurecimento de Clarice.

O livro também aborda a relação da família de Clarice, que não está muito boa devido a sua irmã, Claudia. A relação das duas irmãs não é das melhores, e Clarice não entende o porquê. Mas, ao longo da leitura, descobrimos os motivos de Claudia e até compreendemos, em partes, suas atitudes.

A capa é maravilhosa e delicada, e assim como o livro é extremamente poética, por isso acho que super combinou. A diagramação é boa e simples, mas há alguns detalhes fofinhos no topo das páginas. As letras tem um bom tamanho e as páginas são amareladas.

Enfim, é um livro belíssimo e sincero, acredito que quem ler vai conseguir tirar algum aprendizado dele. Entretanto, quem não gosta muito dessa linguagem poética talvez encontre alguma dificuldade para entender certas coisas, mas quem gosta com certeza vai adorar.


"Livro cedido para resenha"

Espero que tenham gostado!
Beijos e até mais!



2 comentários:

  1. que fofo esse livro, *-*
    parece uma leitura bem gostosa, lidando com o fato de parecer ser bem escrito e pequenininho, ou seja, a autora quis realmente envolver o leitor e não morrer de tanto escrever páginas pra enrrolar. Vou procurar por ele.
    Sinceramente Blog

    ResponderExcluir
  2. Não me interessei pelo livro, não é o tipo de livro que eu costumo ler. Porém gostei muito da sua resenha =D
    Um abraço
    Oficina do Leitor / Facebook

    ResponderExcluir