sábado, 10 de janeiro de 2015

Não Olhe Para Trás por Jennifer L. Armentrout


Título Original: Don't Look Back
Autor: Jennifer L. Armentrout
Editora: Farol Literário
Páginas: 438
Classificação: 4/5 

Samantha, sumida há quatro dias, é encontrada andando por uma estrada, toda ensanguentada e com a roupa destruída. Ela não se lembra de nada, nem do próprio nome. Já no hospital, é diagnosticada com amnésia dissociativa causada por uma experiência traumática, ou seja, episódios importantes da sua vida foram perdidos e ninguém sabe se algum dia eles voltarão. 

O problema é que Samatha não desapareceu sozinha, como ela, também estava desaparecida sua melhor amiga, Cassie, com quem tinha uma relação de amizade e rivalidade e que ainda não foi encontrada. Juntas, elas eram as garotas mais populares da pequena cidade, estavam no topo da pirâmide escolar e eram verdadeiras megeras. Aos poucos, Samantha vai descobrindo como era antes de desaparecer e fica horrorizada com sua maldade, não se reconhecendo mais na antiga Sam.

Conforme passam os dias, Samantha vai lembrando de algumas coisas, tendo alguns flashs, mas nada muito claro. Com o peso de ter sido a última pessoa a ver a amiga, Sam vai fazer de tudo para se lembrar daquela fatídica noite. Entretanto, há alguém que prefere que ela não se lembre. 


O livro é narrado em primeira pessoa pela protagonista, o que permite que o leitor se sinta muito próximo de Samantha. A escrita da autora é maravilhosa e o enredo te prende do início ao fim, e mesmo o livro não sendo pequeno, é possível terminá-lo em poucos dias. A trama toda é muito bem amarrada e instiga o leitor desde o começo. Diria que o livro é um suspense adolescente, porque além de todo o mistério que envolve o desaparecimento de Samantha e Cassie, nos deparamos com situações que acontecem na vida de muitos adolescentes, como bullying, popularidade e romance.

Os personagens podem parecer um pouco clichês, pois seguem o estereótipo da maioria dos filmes e livros adolescentes, mas alguns tem um diferencial e cativam o leitor. Entre os meus preferidos estão Carson, que é um amigo maravilhoso e acaba ajudando muito a Samantha no decorrer do livro, e a própria Samantha, que passa por mudanças importantes e diversos problemas, tornando-se uma pessoa melhor.

A edição do livro está maravilhosa. A capa, além de linda, tem tudo a ver com a história, e o toque especial são as manchas de sangue em verniz localizado. A diagramação está ótima, com margens boas, letras grandes e folhas amareladas. No início de cada capítulo, há uma ilustração que faz com que a página tenha o mesmo efeito da capa. E outra coisa que me chamou a atenção foi a numeração das páginas, que parecem números recortados de jornais.

Enfim, gostei bastante da história e a leitura é ágil do jeito que um suspense deve ser, mas não espere algo tão surpreendente. E como eu disse, o livro tem romance e em alguns momentos ele se torna bem presente, o que não me incomodou, mas há pessoas que não curtem tanto. 

"Livro cedido pela editora"

     

Espero que tenham gostado!
Beijos e até mais!

6 comentários:

  1. Quero muito ler esse livro. Por acaso é da mesma autora de A Lista Negra ou estou confundindo? Haha docurailusoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é da mesma autora de A Lista Negra, também achei que era quando recebi haha.
      Obrigada pela visita!
      Beijos!

      Excluir
  2. A edição do livro é realmente muito bonita! Ótima resenha, estou ansioso para ler!

    http://criativare-leitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Eu realmente prefiro a capa americana, mas o livro deve ser tão tão bom pelos elogios que eu relevo isso kkk

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Parece-me um drama. Adooroo! rsrsr. Mas acho que é um pouco forte para mim.
    http://somaisumapaginamae.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oii, nunca tinha ouvido falar sobre esse livro e ameeei a resenha. Me deixou com muita vontade de lê-lo, com certeza vai entrar para a minha lista!!! Beijos
    http://chuvacobertaelivros.blogspot.com

    ResponderExcluir