domingo, 18 de janeiro de 2015

Mary Poppins por P.L.Travers


Título Original: Mary Poppins
Autor: P. L. Travers
Editora: Cosac Naify
Páginas: 192
Classificação: 4/5

Há muito tempo estava querendo ler esse livro, desde que ele foi lançado nessa edição maravilhosa. Confesso que o que mais me atraiu foi a capa e tudo mais, mas também fiquei bem curiosa pela história, afinal, conhecia bem pouco dessa famosa personagem. O livro, apesar de ser mais voltado para crianças, me encantou e me conquistou.

     

Em Mary Poppins acompanhamos as inúmeras aventuras das crianças da família Banks após a chegada de Mary Poppins, a babá trazida pelo Vento Leste junto com sua sombrinha e sua mala de tapete. A excêntrica personagem chega para mudar a rotina de Jane e Michael, sempre colocando-os em situações inusitadas, que nunca poderiam imaginar. Ao longo da história Mary Poppins apresenta um outro mundo para os pequenos, um no qual tudo é possível, desde colar estrelas no céu até entrar dentro de um quadro.

Narrado em terceira pessoa, o livro descreve bem todos os personagens e os cenários. Além disso,  é cheio de ilustrações maravilhosas feitas pelo estilista Ronaldo Fraga, o que permite que o leitor também acompanhe a história visualmente. A leitura é leve e flui, principalmente por causa da história que é divertida e encantadora, mas também pela escrita da autora. O livro é dividido em 12 capítulos, mas a maioria deles são mais parecidos com contos, ou seja, a história apresentada num capítulo termina nele mesmo, e no capítulo seguinte somos apresentados a uma nova aventura.


Os personagens são cativantes e conquistam o leitor. Porém, quem se destaca mesmo é Mary Poppins, claro, que a princípio pode parecer grosseira, séria e mandona (e ela é mesmo haha), mas ao longo da leitura vemos que ela tem um coração. Alguns personagens aparecem bem pouco, em apenas um capítulo, mas se tornam marcantes, como o Sr. Peruca, o tio que flutua no dia do seu aniversário. 

O livro é infanto-juvenil, mas a leitura não é só voltada para as crianças. Inclusive, no Posfácio há uma frase da autora que diz que ela nunca escreveu especificamente para crianças, afinal ela não sabe quando a infância termina e a maturidade começa. E acredito que seja realmente isso.

Essa edição da Cosac Naify está simplesmente incrível, o trabalho que eles fizeram é impecável. Como já disse, as ilustrações são maravilhosas. O papel usado é diferente, a diagramação é ótima, as letras tem um bom tamanho e as folhas são amareladas. Além disso, há um Posfácio escrito pela Sandra Guardini T. Vasconcelos que fala sobre a literatura inglesa e sobre a obra, que é muito informativo e interessante. Mas, com certeza, o que chama mais atenção é a lombada, que não tem papel cobrindo a costura e por isso ela fica aparente e com o detalhe de estar escrito Mary Poppins, lindo demais. 

Apreciei bastante a leitura e recomendo para crianças, jovens e adultos que gostem desse tipo de história, que envolve muito o imaginário e a fantasia. Ainda não assisti ao filme, mas pelo que vi a história é diferente, mas com certeza vou assistir esse clássico da Disney. E lembrando que esse não é o único livro da Mary Poppins, existem mais seis, mas acredito que só esse foi lançado no Brasil.


Espero que tenham gostado!
Beijos e até mais!

6 comentários:

  1. Heey!
    Eu adoro Mary Poppins!! Quero muito essa edição *---*
    Amei sua resenha ^^
    Abraços!!
    Enjoy The Little Things

    ResponderExcluir
  2. Essa edição é linda mesmo, está perdoada por julgar pela capa uahuha. A cosac faz um trabalho tão bem feito nos livros, pena que são tão caros. Quanto você pagou nesse?
    Quero ler mais clássicos da literatura infantil (apesar de não ser só para as crianças, como você disse). Acho que eles têm um jeito tão simples de passar a mensagem, adoro <3.
    fatflyingpig.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, eu ganhei de presente, mas já vi no submarino por vinte reais.
      Ainda não li Peter Pan, mas tenho muita vontade de ler. Concordo com você, os clássicos infantis são encantadores :)
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi, tudo bem?
    Já assisti o filme duas vezes e adorei, mas não sabia que também tinha livro! Agora fiquei curiosa para ler!
    Ah, amo livros com ilustrações e folhas amarelas <3
    Beijos... Samantha Culceag.
    Só pra Menores

    ResponderExcluir
  4. Adorei a resenha, até fiquei com vontade ler.

    http://diario-deleitores.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir