sexta-feira, 30 de janeiro de 2015

Eleanor & Park por Rainbow Rowell


Título Original: Eleanor & Park
Autor: Rainbow Rowell
Editora: Novo Século
Páginas: 328
Classificação: 4/5

Em mais um dia a caminho da escola Park está em seu lugar de costume no ônibus, um banco inteiro só para ele, escutando música e tentando ao máximo ignorar o barulho a sua volta. Mas esse não é um dia como os outros, em uma parada entra uma menina nova, Eleanor, que tem um estilo bem diferente dos demais e por isso passa por uma situação constrangedora. Vendo o desconforto da situação, Park acaba cedendo um lugar em seu banco para Eleanor, mas não troca uma palavra com a garota e isso dura por vários dias. Enquanto isso, Eleanor precisa se acostumar com a escola nova, com as aulas de educação física e com os problemas de sua família. Passado os dias, Eleanor passa a ler secretamente os quadrinhos que Park lê no ônibus, mas este percebe e dia após dia passa a emprestar seus quadrinhos e fitas de música para a garota nova, fazendo uma bela relação surgir entre os dois.

Narrado em terceira pessoa, o livro alterna entre a visão de Eleanor e a visão de Park, o que é maravilhoso, pois assim podemos conhecer melhor ambas as personagens. A escrita da Rainbow é ótima, é de uma linguagem fácil e a leitura fluiu e foi super rápida. A história se passa na década de 80 e devido a isso há vários elementos dessa época no decorrer da narrativa.


Tanto Eleanor quanto Park são personagens cativantes, diferentes, que têm problemas e por isso são bem reais. Eleanor tem mais atitude, não se veste como as outras meninas e apesar de no fundo se importar com a opinião dos outros, tenta sempre ser forte e segura. Park é diferente, se importa com o que os outros dizem e por isso, muitas vezes, não age como gostaria, e Eleanor chega para mudar isso nele, fazendo com que Park seja ele mesmo. 

O diferencial é que o romance presente no livro não é só fofinho, ele é intenso e verdadeiro, a relação de Eleanor e Park é ao mesmo tempo inocente e madura. E apesar de ser uma leitura leve, o livro trata de temas importantes e difíceis, mas a autora consegue abordá-los de um modo sensível, adequado ao gênero Young Adult.

A edição do livro está muito boa, apesar de simples. A diagramação é ótima, as letras tem um bom tamanho e as páginas são amareladas. Na parte de trás da capa e da quarta capa há uma ilustração super gracinha. Adoro a capa do livro, tem poucos elementos, mas é linda.

Eleanor & Park é um livro maravilhoso, sensível e verdadeiro. Não dei cinco estrelas porque a história não deu todas as respostas que eu queria. O problema não foi o final, mas eu gostaria de saber mais sobre a família da Eleanor, o que aconteceu com a sua mãe e seus irmãos. 


Já leram o livro? O que acharam? Comentem!
Espero que tenham gostado!
Beijos e até mais!

6 comentários:

  1. Adorei a resenha, Esse livro já vai pra minha listinha de livros, amei!beijos
    http://meninaespertaecomplicada.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro quando um livro é narrado em terceira pessoa, porque transparece melhor os sentimentos, já que o narrador não tem o que esconder, diferente da personagem, quem nem sempre descreve bem seus sentimentos, e se isso for narrado de diferentes pontos de vista, tanto melhor. Gostei de saber, quem além de fofo, o romance é intenso, não gosto de nada MUITO água com açúcar, e já faz muito tempo que quero lê-lo, sua resenha me despertou ainda mais curiosidade. Beijos e adorei a resenha!

    O Blog Desfocando Ideias está com seu primeiro sorteio. É o livro Reencontro, autografado pela autora, Leila Krüger. Se se interessar, participe, e boa sorte! Sorteio do Blog DI

    ResponderExcluir
  3. Oii Bia, tudo bem?
    É uma história tão fofa que me conquistou, cai em choro com o final :/ Adorei a escrita da Rainbow <3 (Sonho em ter cabelo da Eleanor e um amigo fofo igual o Park hahaha)
    Aguardo sua visita *-*
    http://www.doceliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Olá! Amo esse livro, li ele há algum tempo e sempre indico para as pessoas, é fofo e triste ao mesmo tempo!

    http://www.whoisllara.com/

    ResponderExcluir
  5. Olá, Adorei esse livro, ele é tão lindo! agora só preciso comprar ele para por na minha estante! bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Eu amei a construção dos personagens, realmente são bem reais e isso pra mim fez eles serem ainda mais cativantes. E ao término da leitura também quis saber as mesmas coisas. Saber da família dela. Mas ainda sim é uma ótima leitura né?
    Beijos
    Lendo & Apreciando

    ResponderExcluir