terça-feira, 27 de maio de 2014

O Menino do Pijama Listrado, John Boyne


Título: O menino do pijama listrado
Autor: John Boyne
Editora: Cia. Das Letras
Páginas: 190
ISBN: 9788535911121
Classificação: 5/5

Oi pessoal, tudo bem?
Hoje trago a resenha de um livro super fofo e emocionante que eu li há um tempo, vamos lá?

O livro O Menino do Pijama Listrado se passa na Alemanha nazista e conta a história de Bruno, um garoto de nove anos que não faz ideia do que está se passando em seu país, e que vive normalmente sua infância. Tudo muda quando seu pai, que ocupa um cargo importante no exército de Hitler, é transferido, fazendo com que toda a família se mude, o que não agrada em nada a Bruno. Na nova casa, tudo parece solitário e sem graça, mas a visão de uma cerca com muitas pessoas com pijamas listrados chama à atenção de Bruno. Em uma missão de exploração, o menino consegue chegar à cerca e lá conhece Shmuel, um garoto judeu que vive do outro lado da cerca. Surpresos por terem nascido no mesmo dia, começam a conversar e assim nasce uma bela e inocente amizade.

O livro é simplesmente incrível, de uma delicadeza sem igual. É dividido em 20 capítulos e narrado em 3ª pessoa, a leitura é bem rápida pois o livro é curto e terminei de ler em 1 dia. A leitura flui muito bem e a escrita do autor é fantástica, ele consegue retratar de maneira suave e inocente um período pesado e retrata muito bem a visão infantil do que estava se passando.



Bruno é extremamente cativante, um menino aventureiro e questionador, muito esperto mas ao mesmo tempo muito inocente. Shmuel também é adorável, apesar do que está sofrendo consegue passar momentos agradáveis com o amigo, momento em que só precisa ser criança, da forma como ele é descrito é claro a tristeza e dor que sente com tudo que está acontecendo. Outro personagem que simpatizei, apesar de aparecer apenas em lembranças, foi a avó de Bruno, pois ela foi a única que abominou o que o filho se tornou. Também me emocionei com Pavel, outro personagem incrível, apesar de aparecer muito pouco. E simplesmente odiei o tenente Kotler, muito arrogante e cruel.

A capa, apesar de ser simples é muito bonita. A minha edição é a econômica, por isso não tem orelha e não tem a textura da capa, presentes na versão normal do livro. As folhas são brancas e as letras tem um tamanho bom.

O livro, escrito em uma linguagem simples, emociona. Uma leitura rápida, tocante e que faz refletir. Super recomendado!



Ainda não assisti o filme e não pude dar minha opinião nessa resenha. Mas talvez eu faça um post só sobre adaptações, e então falo sobre O Menino do Pijama Listrado.

É isso pessoal, espero que tenham gostado, beijos e até mais!






14 comentários:

  1. Olá Beatriz!
    Assim como você também terminei a leitura deste livro em um dia. Fiquei extremamente encantada como a narrativa flui entre a inocência dos meninos e o período histórico tão cruel. Também gostei muito do personagem de Bruno e toda a sua curiosidade e determinação por viver novas aventuras.
    É um livro delicado e lindo. Parabéns pela resenha.

    Beijos
    Espero sua visita =)
    http://numrelicario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Me senti exatamente do mesmo jeito que você!
      Um livro encantador!
      Irei visitar sim!
      Beijos!

      Excluir
  2. Oi Tudo bom?
    Bom quanto a esse livro eu já digo que fico com medo de ler, porque o filme foi o primeiro que chorei descontrolavelmente assistindo, ai o livro ta aqui na estante, a todo caso ahauhahuhauhau

    Seguindo o blog já

    http://penelopeetelemaco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Estou na situação contrária, não tenho coragem de assistir o filme porque chorei muito no livro.
      Mas leia sim, é incrível!
      Beijos!

      Excluir
  3. Oi td bom? Adorei sua resenha... Quero muito ler o menino do pijama listrado e o palácio de inverno..,
    Quem sabe esse ano ne?!
    Forever a Bookaholic

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou!
      Não conheço Palácio de Inverno, vou procurar mais sobre ele.
      Beijos!

      Excluir
  4. Tenho raiva de mim. Ainda não li e nem assisti ao filme.kkkkk
    bjs, Fernanda D.
    novoromance.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então leia e assista ao filme! Tenho certeza que vai gostar!
      Beijos!

      Excluir
  5. Aff, eu quero muito esse livro, mas... POR QUE É TÃO CARO??? (Sério, eles subiram o preço porque os colégios adotam essa bagaça -.- nam, só porque eu sou pobre kkk)
    Assista ao filme =D é muito bom e ainda tem o meu noivo (O Asa campo-de-manteiga kkkkk *apanha*)
    beijos

    http://ultimasfolhasdooutono.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Está caro mesmo! Mas alguma hora aparece alguma promoção.
      Mais ansiosa para assistir o filme!
      Beijos!

      Excluir
  6. Nunca li o livro, mas o filme ja vi e hoje estava vendo hoje novamente. Ele e simplesmente maravilhoso, choro horrores todas as vezes que vejo. Espero poder ler o livro um dia :)

    Amei seu blog, muito lindo. Boa sorte.
    E se puder da uma olhadinha la no meu blog.

    http://canbemyself.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não vejo a hora de assistir o filme, certeza que vou chorar.
      Que bom que gostou, obrigada!
      Irei visitar sim!
      Beijos!

      Excluir
  7. Ainda não consegui comprar esse livro, mas não vejo a hora. Já li várias resenhas super positivas sobre ele e estou super curiosa para lê-lo, parece ser maravilhoso. Beijos!

    Tem uma SUPER novidade lá no blog, já viu? http://frases-perdidas.blogspot.com.br/2014/06/super-novidade-agora-o-frases-perdidas.html

    ResponderExcluir